terça-feira, 6 de maio de 2008

Texto Informativo (Criado Pelo Grupo)

A passagem da tocha olímpica pelo mundo tem causado grandes manifestações cujo lema é “Libertem o Tibete”. Isso está acontecendo pois há milhares de pessoas que são a favor da desocupação chinesa do território tibetano, ocupação que já dura quase 50 anos. Como resposta às manifestações, as forças de segurança chinesas tomaram Lhasa, a capital do Tibete, e exigem o fim das manifestações e, caso isso não aconteça, ameaçam tomar medidas severas.
A tocha, que originalmente representa a paz e a amizade entre os povos, tem recebido um novo significado: a liberdade tibetana. O Tibete era um país independente quando foi ocupado pela China em 1949, e hoje luta para reconquistar essa independência.
Por outro lado, existem pessoas que são contra as manifestações pró-tibetanas e elas acreditam que aqueles que querem manchar a imagem da China só terão a sua própria imagem manchada. Essas pessoas são contra também às manifestações que ocorrem ao redor da tocha olímpica, e muitas vezes protestam com faixas cujas mensagens são “China unida para sempre” entre outras.
Devido a tantas confusões, a tocha olímpica segue seu trajeto sempre muito bem escoltada e em alguns países, onde as manifestações são mais fortes, a tocha nem sempre percorre todo o caminho planejado fazendo com que algumas cidades que deveriam receber o símbolo das Olimpíadas não o façam. No dia oito de agosto a tocha chega a Pequim onde acontecerá a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos que terminarão no dia vinte e quatro de agosto.

Nenhum comentário: