terça-feira, 6 de maio de 2008

Texto Opinativo (Criado Pelo Grupo)

Manifestações de caráter internacional que tomam atitudes como as recentemente realizadas pró-Tibete devem ser analisadas com o máximo de cautela. A intensificação e transformação das manifestações pró-tibetanas em violentas atraem uma simpatia ocidental e transforma o revezamento da tocha em motivo de protestos. O fato de as olimpíadas acontecerem em Pequim dá a oportunidade de os manifestantes tornarem sua causa mais visível.
O fato é que símbolos como a chama Olímpica não deveriam envolver-se com a política. Atacar um símbolo pacífico que tem como objetivo a confraternização da humanidade pode ser um meio de conseguir atenção dos governantes, porém talvez esta seja uma maneira errada de se lutar pela liberdade cultural de uma etnia. Atos contra a olimpíada até hoje foram ligados ao terrorismo.
Por outro lado, atitudes semelhantes levaram casos que antes estavam sendo tratados como temas regionais a entrarem na pauta de temas globais. Dessa forma, os “ataques” à tocha fazem com que os problemas Tibetanos fiquem com certo destaque. Manifestações durante um período que é acompanhado em escala praticamente mundial (como as olimpíadas) podem obter melhores resultados do que simples protestos no país.

Nenhum comentário: